sábado, 9 de janeiro de 2010

17ª e 18ª oficinas do Gestar

Nos reunimos no dia 11 de novembro para o estudo do último caderno de teoria e prática TP2 Análise lingüística e análise literária.
Após os relatos dos professores iniciamos a conversa sobre o que é gramática e a importância da gramática para a língua. Os professores falaram que a gramática é a norma, a regularidade da língua. Perguntei se já haviam realizado algum trabalho mais com enfoque na descrição da língua e daí surgiu algumas atividades com músicas e placas de publicidade externas e do comércio popular. Conversamos também sobre o ensino prescritivo da língua e a gramática normativa, e vimos que o que precisa mudar é a abordagem feita pelo professor no ensino da norma. Ela existe, precisa ser conhecida mas não se constituir no objeto de ensino da língua.
Na unidade 7 sobre a arte conversamos sobre formas de explorar as artes em sala de aula. Surgiu desde leitura de obras até trabalhos interdisciplinares com outras disciplinas. Também surgiu a exploração das tecnologias para ajudar nesse trabalho, como a máquina fotográfica, o computador. Conversamos também sobre os paradigmas que são quebrados através da arte, o belo que não é belo tradicional, mas sim o belo que é diferente, extraordinário. O professor Edivaldo falou que ele tem um quadro de uma bailarina gordinha, é a quebra do pensamento de que bailarinas devem ser magras e altas.

Um comentário:

  1. Prezada Rúbia,
    Tive muita curiosidade e entrei nos escritos de vocês.Fui educadora 33 anos, hoje sou aposentada. Trabalhei muito em sala de aula, numa época em que tudo era difícil em nossas escolas:material didático, livros atualizados, biblioteca, cursos de aperfeiçoamento e outros.
    Como sempre fui muito guerreira, logo que pude fiz vestibular em pedagogia, aos 40 anos de idade, mãe de 9 filhos. Isto lhe esclarece quando afirmei que fui guerreira.
    Suas informações me deixaram feliz, por saber que existem muitas oportunidades para os professores se aperfeiçoarem e tornar seu trabalho digno, oportunizando melhorar a escola onde trabalham.
    Abraços fraternos de Maria José Mamede

    ResponderExcluir