sábado, 9 de janeiro de 2010

TP 6

Dia 21 de outubro realizamos os estudos do caderno TP6 Leitura e Processos de Escrita II. Nesta oficina que trata da argumentatividade na linguagem e processos de leitura e escrita conversamos principalmente sobre como formar alunos leitores, que compreendam a construção de sentido nos textos e a necessidade de sair dos argumentos do senso comum tão presentes nos textos dos alunos. Umas das estratégias para conseguirmos mais qualidade na argumentação é termos conteúdos para escrever, já que ninguém terá argumentos sobre algo que não conhece, não é mesmo? E é claro, sem esquecer de um bom planejamento de escrita.
Na seção 2 da unidade 21 sobre os recursos de argumentatividade fomos buscando exemplos e formas de utilizar aqueles recursos nos textos.
Também tivemos uma conversa muito legal sobre o distanciamento do texto, o “outro”, puxando até por algumas concepções de Bakhtin.
Na unidade 23 sobre revisão e edição mais uma vez quem ganhou a cena foi a função social do texto e a importância dela na produção textual.
Quando chegamos na unidade 24, sobre literatura para adolescentes senti que durante o ano ainda houve quem não propiciou uma leitura por fruição, muitas leituras ainda estavam condicionadas a algum trabalho a ser entregue para o professor, o que me deixou um pouco decepcionada, mas com mais vontade ainda de continuar trabalhando com os professores. Esse tipo de leitura acaba por não propiciar o letramento do individuo, e esse papel não é o da escola, pelo contrário, a escola precisa ampliar a visão de mundo, o conhecimento através das letras e das palavras, letrar e formar seus alunos para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário