sábado, 9 de janeiro de 2010

19ª oficina - Reta Final - Projetos

No dia 25 de novembro nos encontramos para apresentarmos os projetos realizados durante o Gestar nas escolas.
De maneira geral nossas escolas já estão acostumadas a trabalhar por projetos, então, quando sugerimos um trabalho conjunto entre português e matemática não houve resistência. Pelo contrário, os próprios professores envolvidos no Gestar que trabalhavam outras disciplinas, como inglês ou biologia incluíram essas disciplinas em suas atividades.

Projeto: Escola em Ação: Todos contra a Dependência Química –E.E.B. Elisabeth Ulysséa Arantes
A escola em que esse projeto foi desenvolvido situa-se em uma área de risco social. Toda semana há vários incidentes envolvendo drogas, tráfico e pessoas relacionadas aos alunos, quando não os próprios alunos.
Os professores precisam constantemente estar discutindo com as crianças e adolescentes sobre a temática dependência química, e foi isso que motivou os professores Diogo e Cleide a desenvolverem o projeto. O trabalho acabou refletindo na auto estima dessas crianças e adolescentes. Segundo o relatório da professora Cleide “durante a execução do projeto pude perceber a interação dos alunos sobre o tema, assim como a necessidade que sentiam em passar o “aprendizado” para outros jovens.”
A ideia de fazer uma mensagem sobre o tema para ser disparado via email partiu de uma conversa com a professora Cleide. Segundo ela, os alunos só queriam saber de internet. Foi quando pensamos em montar uma pesquisa sobre um tema de interesse deles e utilizar um gênero com uma função social, no caso, os slides. Quanto as questões da linguagem, eu e a professora conversamos muito sobre como estimular os alunos para a pesquisa e a produção.
O trabalho desenvolvido pelos alunos foi postado no blog da escola e no site do youtube: http://www.youtube.com/watch?v=wg_M16NFM3MPor meio dessa ação, os alunos perceberam a função social daquela produção e viram que aquele conhecimento se estenderia infinitamente, a quem tivesse interesse.

Projeto: Sexualidade na adolescência – EEB Comandante Moreira
A comunidade em que essa escola se situa ainda se apresenta um pouco conservadora e os adolescentes não encontram abertura na relação familiar para dialogar sobre muitos assuntos. Os professores acreditam que a informação é o melhor caminho para uma sexualidade segura e que a escola é uma instituição formadora de cidadãos, tendo a responsabilidade de puxar essa temática para a sala de aula.
O trabalho foi desenvolvido em uma turma de 8ª série, pois diversas vezes os professores foram questionados sobre as questões de sexualidade. Além de leituras sobre o tema os alunos puderam participar de uma palestra promovida pela Secretaria de Saúde na escola.

Projeto: O Futuro e as Profissões – EEB Luís Pacheco dos Reis
O que motivou os professores dessa escola a elaborarem um projeto com essa temática foi propiciar o estímulo a continuação dos estudos. Segundo os professores os estudantes ao concluírem o ensino fundamental “as meninas querem casar e ter filhos e os meninos trabalhar em qualquer área e comprar uma motocicleta. Esses jovens precisam traçar um plano de vida e isso depende muito do que queremos fazer e quais os valores que vamos defender.”
Diante disso, cabe aos educadores refletir e participar juntamente com o aluno, orientando-o na escolha de sua atividade profissional, e alertando-o para as mudanças que poderão ocorrer no futuro, nesse mercado de trabalho no qual ele irá se inserir.
Uma das atividades realizadas em Língua Portuguesa foi a atividade Vislumbrando horizontes, em que as crianças puderam simular várias situações envolvendo as profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário