sábado, 9 de janeiro de 2010

Balanço do Gestar em Laguna

Concluímos o Gestar II de Língua Portuguesa em Laguna com 4 cursistas. Dos que iniciaram tivemos um professor que desistiu. Esse curso foi uma oportunidade importante de formação continuada e troca de experiência entre os professores; estudamos e refletimos sobre a nossa prática a cada encontro.
Foi muito satisfatório realizar esse programa. Ao final de cada oficina nos sentíamos mais unidos. Também comecei a notar uma mudança na fala de cada professor, com o passar das oficinas.
Mas como nem tudo são rosas, tivemos alguns probleminhas. A partir do segundo semestre tivemos problemas de estrutura/suporte para realizar as oficinas, mas tudo foi contornado. Houve também a epidemia da gripe H1N1 que cancelou qualquer tipo de encontro por 10 dias, assim como inexistência de transporte para visitas às escolas, e outras questões.
Percebi pela fala dos professores que a aquisição da língua escrita em sua forma padrão tem se mostrado o grande desafio de nossas escolas e para os nossos professores. Essa dificuldade se apresenta de várias formas, já que temos realidades muito diferentes. Temos casos em que o contexto sócio econômico da escola é ponto fundamental.
A realidade em que a professora Cleide atua fez com que ela investisse em assuntos e gêneros de interesse de seus alunos. Infelizmente os gêneros literários não se incluem muito nessa realidade.
Já o professor Edivaldo trabalha com turmas de 5ª séries que segundo ele tiveram um avanço significativo no decorrer do ano no que se refere ao aprimoramento da língua escrita. Sua estratégia foi aprender a escrever… escrevendo!
Quanto a atividade de leitura, percebemos o quanto ela é exigida em nosso meio social. Precisamos ler a todo momento, rótulos, preços, valores, na igreja, no supermercado. No entanto, muitas vezes essa leitura se apresenta de forma superficial. Na escola objetivamos ampliar essa visão de leitura, expandindo o repertório dos alunos e refinando a leitura de diversos gêneros. A maior dificuldade está em criar o gosto pela leitura literária diante de tantos atrativos (vídeo game, msn, televisão...). A solução, a princípio, foi mostrar uma leitura mais crítica dessas situações. Uma outra estratégia bem discutida foi a “ficha de leitura” e estratégias de incentivo à leitura por prazer.
Para 2010 nosso desejo é investir num projeto que vise um trabalho mais eficaz com os gêneros literários. Serão encontros mensais, já com a confirmação da presença de todos os cursistas.

Depoimentos dos cursistas sobre o Gestar na Rede
“Tudo aconteceu de forma organizada, na qual entendeu-se a situação individual de cada profissional e de cada unidade escolar, além de motivar todos os participantes do curso.” (Prof. Rosvânia)

“Todos os temas abordados foram importantes e ajudaram a refletir sobre a nossa prática.” (Prof. Edivaldo)

“Alguns momentos (mais teóricos) foram cansativos, mas muito importantes para a nossa formação.” (Prof. Mariléa)

“O Gestar II foi de grande importância para minha atuação como professora, pois além de fazer uma reflexão sobre a prática pedagógica, o curso nos trouxe uma nova forma de “ensinar”. A prática da escrita e a estruturação da língua são mais importante que as “velhas” regras de gramática sem contextualização que todos os anos precisam ser “relembradas”.”

“Através do curso os alunos tiveram oportunidade para usar habilidades que normalmente não teriam chance para utilizá-las, produzir conteúdo sobre a escola, ou abordar temas sugeridos por eles, ao invés de produção textual sem contextualização.” (Prof. Cleide)

“Os encontros foram extremamente importantes para debater as unidades de estudo e para refletir as atividades sugeridas e praticadas em sala de aula. Nossa formadora sempre esteve empenhada em nos auxiliar no que precisávamos, assim como trabalhou de forma muito clara e objetiva os conteúdos abordados pelo curso. Por sermos um grupo pequeno não tivemos problema com espaço físico.” (Cleide)

“Percebo que o Gestar foi uma sementinha jogada ao vento pelas nossas escolas. Notei uma valorização das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, os professores se sentiram importantes em estar participando do programa. Penso que muitas coisas poderiam ter sido realizadas de forma diferente, mas o que vale, em minha opinião é a oportunidade de formação e a perspectiva de continuar fazendo diferente, navegando infinitamente pelos mares da sabedoria!” (Gisele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário