quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Encontros Individuais

No dia 19 de agosto tive um encontro com a professora Cleide e o professor Edvaldo. Repassei algumas informações da etapa de formação, conversamos sobre a dificuldade em aplicar as atividades, já que as aulas voltaram do recesso, tivemos aula uma semana e na seqüência paramos mais duas. Em virtude disso, cogitamos a possibilidade de fazermos um outro cronograma, diminuindo os encontros e aumentando a carga horário. Fiquei responsável em refazer o cronograma e repassar a eles. Também combinamos encontros individuais nas escolas, para darmos uma olhada com mais tempo para o planejamento dos professores.
No dia 25 de agosto fui até a Escola de Educação Básica Elisabeth Ulysséa Arantes na hora atividade da professora Cleide. Comecei a conversa pedindo que a professora pensasse nos problemas específicos de cada turma, e a partir daí fomos planejando atividades direcionadas aos problemas específicos das turmas. Também fomos até a biblioteca e selecionamos vários livros que poderiam despertar o interesse dos alunos. Fizemos isso porque não há na escola um bibliotecário que possa orientar a leitura das crianças, sendo que a biblioteca estava meio bagunçada também. Optamos por selecionar as obrar e montar uma caixa da leitura, fazendo um troca-troca de livros entre as turmas. A professora ficou de entrar em contato comigo para acompanhar algumas daquelas aulas.
No dia 1º de setembro o professor Edvaldo esteve na SME para conversarmos. Ele me apresentou o seu planejamento para as turmas de 5ªs séries em que ele estava trabalhando coerência e coesão textual. Sugeri-lhe que após a atividade que ele havia programado de leitura, que ele fizesse uma produção em que cada aluno criaria um texto de uma figura, mas relacionando com a figura do colega, assim como fizemos na primeira etapa da formação. Depois trabalhar a reescritura procurando a coerência e a coesão do texto. Vamos esperar o resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário