quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Proposta da Rede e o Gestar

Dia 17 de junho fizemos a 6º oficina do Gestar. Utilizamos mais uma oficina de tema livre para trabalharmos o Currículo de LP da Rede e a Proposta do Gestar. Dessa vez quem não compareceu foi o Professor Renato, mas tivemos a presença da Cleide, que iniciou sua participação no Gestar. Essa oficina surgiu da critica dos professores em relação ao plano de curso em uso em nossa rede atualmente, que é muito defasado em relação à proposta do Gestar.
Após uma reflexão sobre as coisas que a escola não ensina, a Professora Cleide fez seus comentários sobre seus estudos e a aplicação das atividades como seus alunos. Elogiou bastante o material e fez uma adaptação muito legal de uma atividade para trabalhar poesia com uma turma de 7ª série.
Na seqüência cada professor fez uma síntese do caderno que estudou da coleção “Indagações sobre o currículo” de onde tiramos algumas orientações sobre uma proposta mais adequada ao ensino da língua dos dias atuais, tais como: ter objetivos e intenções mais definidos, priorizar conhecimentos relevantes e significativos para os alunos, utilização de diferentes linguagens e muita necessidade de mudança, além de uma nova concepção de avaliação.
Também analisamos o plano de curso da rede e o comparamos com uma outra proposta de um outro município. Após muita conversa e colaborações, concluímos que reestruturar uma proposta pedagógica de língua portuguesa não se faz num período de quatro horas. Temos condições de fazer bem feito e vamos, mas será necessário outros encontros e mais estudos para finalizarmos esse trabalho específico, digamos com reuniões extraordinárias, vamos assim dizer!
Combinamos que na próxima oficina trabalharemos as unidades 13 e 14 da TP4 e traremos, se possível, novas contribuições sobre currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário