quarta-feira, 17 de junho de 2009

Nosso segundo momento...

No dia 13 de maio tivemos o nosso segundo encontro de Língua Portuguesa com foco nas unidades 11 e 12 da TP3. Além da presença da Lea, Rosvania e Edivaldo conseguimos a adesão do Professor Renato, que iria fazer o curso pela Rede Estadual, mas felizmente optou por nós... ainda bem, dessa forma contamos agora com quatro professores cursistas.
A ansiedade dessa vez é bem menor e o trabalho flui com muito mais tranqüilidade. Iniciamos a oficina com um textinho chamado “Com pressa” de Gina Barret Schlesinger, retirado do livro de bolso Histórias para Aquecer o Coração. É bom refletirmos sobre o tempo e o uso que fazemos dele, principalmente porque temos a impressão de que cada vez ele passa mais rápido.
Na seqüência cada professor fez o relato de sua experiência em sala de aula.
Após essa conversa eu entreguei para os professores o meu “Envelope da Linguagem”. Disse que ali dentro havia alguns textos e pedi que eles separassem aquele material utilizando critérios. Meus pupilos se divertiram tentando separar o material do envelope. Eles fizeram alguns grupos, tais como: imagens, propagandas, textos publicitários, receitas, notas fiscais, cartão de visita. O trabalho deles foi um “prato cheio” pra nossa conversa.
Quando eles terminaram a atividade, nós fizemos um apanhado geral das quatro unidades da TP 3, retomando a idéia de gêneros textuais e iniciamos a conversa sobre os tipos textuais, suas relações e inter-relações. Constantemente eu usava os textos do envelope da linguagem para exemplificar o que era explanado. Falamos sobre a intencionalidade dos textos, os aspectos visuais utilizados, a intertextualidade. Foi uma atividade muito legal.
Na seqüência, fizemos a leitura dos fragmentos: “Definição de tipo e gênero textual” e “Algumas observações sobre os tipos textuais” do artigo “Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade”, de Luis Antonio Marcuschi. Nessa leitura ampliamos nossa idéia sobre domínio discursivo e também sobre a composição tipológica de um texto.
A atividade proposta na oficina 6 foi realizada com bastante entusiasmo pelos professores. Fizemos duas duplas e cada uma tomou sua posição no texto de Jô Soares. A dupla composta por Lea e Renato defenderam a idéia do texto ser um exercício de redação escolar, enquanto a Rosvania e o Edivaldo defendiam não se tratar de exercício escolar. Apesar do texto não ser exercício escolar, a Lea e o Renato chegaram a convencer a Rosvania e o Edivaldo disso, tamanho o entusiasmo, foi muito legal.
Após as considerações sobre as atividades, fizemos a avaliação do encontro, que mais uma vez foi muito positiva. Conversamos ainda sobre a proposta do Gestar na escola, e sua aplicabilidade em consonância com a proposta pedagógica da rede e sobre a deficiência de leitura que nossa sociedade e principalmente nossos alunos vivem atualmente. Resolvemos nos próximos encontros fazer duas oficinas livres para tratar um pouco dessas questões. Penso que será tranqüilizador e importante para o desenvolvimento do programa no restante do ano.
Mais uma vez sai do encontro muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado.

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