quarta-feira, 17 de junho de 2009

Competências e Habilidades de Leitura

No dia 27 de maio, em nosso 5º encontro tivemos a ausência da professora Rosvania, que estava com problemas de saúde. Nossa oficina foi intitulada de Competências e Habilidades para o exercício da Leitura.
Após uma mensagem inicial que chamava a atenção para as sementes que plantamos diariamente em nossas vidas, o professor Renato fez seu relato sobre seus estudos e as atividades que havia realizado com seus alunos, já que iniciou o curso atrasado, ficou combinado de repor seus estudos e suas atividades, e assim o fez.
Na seqüência, organizei uma apresentação sobre o tema de nossa oficina com base no material encaminhado pelo MEC às escolas da Rede sobre a Prova Brasil de Língua Portuguesa. Essa prova será toda com base nas habilidades e competências de leitura dos alunos, e veio ao encontro das necessidades dos professores e dos alunos quanto ao exercício da leitura.
Foi legal, pois os professores tinham algumas dúvidas sobre essa avaliação, que foram na medida do possível esclarecidas. Também foi possível observar dentro da proposta dessa prova, os itens que são trabalhados na proposta do Gestar e isso tranqüiliza “e não deixa nem um, nem outro, serem bichos de sete cabeças”...
Depois de conversarmos bastante sobre as competência e habilidades de leitura e como desenvolvê-las, solicitei que cada professor fizesse um plano de aula com foco em leitura, para ser desenvolvida com seus alunos. Essa atividade será aplicada e retornará junto ao relatório no próximo encontro.
(Como tínhamos apenas três professores, pedi que fizessem essa atividade individualmente, e francamente, nunca mais... é muito triste ver alunos sozinhos, todos quietos, com seus cadernos apenas... aprecio muito mais o trabalho coletivo, a interação, mesmo com brincadeiras, conversas paralelas, é muito mais produtivo....)
Dessa vez a avaliação foi um pouco diferente e meus pupilos queixaram-se um pouco cansados, acho que falei demais! Mesmo assim, reconheceram que o próprio tema era mais denso e que mesmo cansados tinha sido muito válido.
Ficou de tarefa a leitura dos cadernos “Indagações sobre o Currículo”, encaminhados pelo MEC às escolas da rede, sendo um caderno pra cada professor para estudar e socializar no próximo encontro que será sobre o Gestar e a proposta de Língua Portuguesa da rede.
Também sai um pouco cansada desse encontro, mas não menos feliz que nos outros. Adoro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário