sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estudo do Guia Geral

No dia 08/04 fizemos o nosso segundo encontro para o estudo do Guia Geral. Optamos em fazer um encontro conjunto com professores de Língua Portuguesa e Matemática.
Começamos com uma dinâmica coordenada pela Jacque, nossa formadora de matemática, que nos fez refletir sobre a confiança que depositamos nas pessoas.
Em seguida começamos a conversar com os professores sobre a oportunidade que o Gestar está nos oferecendo, em ter um processo de formação continuada.
Durante os estudos e as atividades propostas pelo guia, constatamos que nossos pupilos tem a expectativa de o Gestar propocione troca de experiências, metodologias diversificadas. Esperam que o Gestar contribue com novos conhecimentos e com a reflexão sobre a prática pedagógica.
Para conversar sobre a proposta pedagógica do programa, fomos conduzidos pela Jamille, nossa coordenadora pedagógica, a uma agradável reflexão sobre o papel do educador, sua relação com o aluno, a comunidade escolar, a relação estabelecida entre ensino-aprendizagem, o espaço educativo da sala de aula, avaliação entre outros aspectos da proposta pedagógica do Gestar.
Na seqüência discutimos sobre o currículo de cada disciplina e apresentamos as especificidades das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Tranqüilizamos nossos professores quanto à implementação do Gestar e a utilização dos materiais. Também falamos sobre a avaliação, o portifólio e outras dúvidas...Por Deus... como temos dúvidas!!!!
Nos últimos momentos encaminhamos as atividades que os cursistas deveriam realizar até o próximo encontro.
Avaliamos o encontro como positivo, mesmo percebendo a tensão e a preocupação dos cursistas em relação ao curso.
O importante é que nossos professores compreenderam a importância de começarmos essa caminhada, que nos fará crescer pessoal e profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário